A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Geralmente, os riscos ocupacionais estão relacionados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, entre outras inúmeras situações que podem gerar danos à saúde ou à integridade física do profissional.

Em cada tipo de empresa e ocupação a característica do risco é diferente, porque a exposição do profissional ao risco depende do processo produtivo.

Em indústrias e empresas que utilizam máquinas e equipamentos como parte da produção os perigos estão, de modo geral, ligados à estas máquinas. A NR12 não trata de todos os riscos que uma máquina pode ter, mas no item 12.39-a é exigido a elaboração de uma ANÁLISE DE RISCO, e para fazer isso deixei um artigo interessante para você começar a fazer agora:

[ARTIGO] 3 passos para fazer uma Análise de Risco e atender a NR12

Você sabe quais são os riscos ocupacionais? Sabe como evitá-los? Confira aqui o que você precisa saber para se atualizar e se prevenir.

Como podem ser os riscos ocupacionais?

O Ministério do Trabalho (MT) classifica os riscos ocupacionais de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica ou acidental. Assim, eles podem ser operacionais (riscos para acidente), comportamentais ou ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

Cada tipo é identificado por uma cor, o que acarreta a facilidade de realizar a sinalização, a qual contribui, portanto, para a segurança do trabalhador.

O que significa cada cor na tabela de riscos ocupacionais?

O grupo 1 é denominado de verde e se refere aos riscos físicos, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

O grupo 2 corresponde à cor vermelha, que são os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos que podem prejudicar a saúde do trabalhador.

O grupo 3 é titulado com a cor marrom, que abrange os riscos biológicos: vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos.

Já o grupo 4 recebe a cor amarela, que engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, monotonia e repetitividade, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador.

Por fim, há o grupo 5, que é definido como azul e se compõe de riscos de acidentes causados por conjuntos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inapropriadas, iluminação incorreta, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, entre outras incontáveis situações de risco que poderão contribuir para ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

Gráfico Riscos Ocupacionais

O que é mapa de riscos ocupacionais?

O mapa de riscos ocupacionais é uma representação dos riscos à saúde assinalados em cada um dos diversos locais de trabalho dentro de uma empresa e visa reunir dados para geração de diagnósticos, viabilização da troca de informações entre os trabalhadores, bem como incentivo à sua participação nas atividades de precaução.

Por fim, é crucial destacar que o trabalhador tem direito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para garantir sua segurança durante toda sua jornada de trabalho, bem como é obrigação da empresa contratante fornecer os dispositivos adequados para cada tipo de risco ocupacional.

Alguns livros para compor sua biblioteca

1 – Higiene Ocupacional – Agentes Biologios Quimicos e Fisicos – Senac

Temas como enclausuramento, riscos de sabotagem, tipos de radiação e seus efeitos e acidentes de mergulho, entre diversos outros, também são abordados. Temas como enclausuramento, riscos de sabotagem, tipos de radiação e seus efeitos e acidentes de mergulho, entre diversos outros, também são abordados

2- Abre a Cat – Ltr – 1

Pluralidade do Nexo Causal: Nexo trabalhista, previdenciário e cível Relação entre os três nexos causais Risco Acentuado Acidente Dupla Espécie Trigrama do acidente Equações do nexo causal Causa, Concausa, Transcausa e a Doença Trans-ocupacional Complexidade histórica crescente da sinistralidade acidentária Doença ocupacional, da responsabilidade subjetiva para objetiva, via NTEP Nexo Causal em: Acidente do Trabalho, PAIR, LER-DORT e Transtorno Mental Transtornos Mentais e do Comportamento e a classificação de Schilling Célula de trabalho versus Posto de trabalho NTEP, degrau entre a Doença Ocupacional e a responsabilidade objetiva da lei n. 8213 Cem exemplos de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais interpretados detalhadamente Transtornos Mentais e do Comportamento: Diagnóstico e Nexo causal com o trabalho

3- Livro – Higiene e Segurança do Trabalho – Paulo Roberto Barsano

A obra trata de temas importantes em higiene e segurança do trabalho, como: normas jurídicas e regulamentadoras, acidentes do trabalho, condições e atos inseguros, fator pessoal de insegurança, comunicação do acidente de trabalho (CAT), estabilidade provisória, auxílio-doença, habilitação e reabilitação profissional, gestão de segurança do trabalho, programas de prevenção (PPRA, PCMSO e PCMAT), SESMT, CIPA e SIPAT. Também explica riscos ambientais, incluindo sua prevenção e controle, mapa de riscos, ambientes confinados (NR 33), medidas de proteção, uso de EPC e EPI, proteção contra incêndios e explosões, entre outros assuntos. Os exercícios auxiliam a fixação do conteúdo e promovem a reflexão. O conteúdo pode ser aplicado aos cursos técnicos de Aeroportuário, Edificações, Geologia, Hidrologia, Mineração, Panificação, Processamento de Pescado, Qualidade, Reciclagem, Segurança no Trabalho, Sistemas a Gás, entre outros. Possui material de apoio ao professor online.

Gostou das nossas dicas sobre riscos ocupacionais? Tem dúvidas? Deixe seu comentário no nosso post e compartilheconosco todas suas ideias e questões! Confira também nosso artigo sobre acidente de trabalho e fique por dentro de mais informações.