Quando tarefas simples se tornam as coisas mais urgentes do mundo com frequência na sua empresa, é sinal de que chegou o momento de repensar a gestão do tempo do negócio. Em primeiro lugar porque, no meio empresarial, tempo é sinônimo de produtividade, qualidade e eficiência. Além disso, quando as prioridades não são bem estabelecidas, o resultado é um é um baque significativo do desempenho do negócio.

Devemos sempre diferenciar as tarefas urgentes das tarefas importantes. As primeiras possuem relação exclusivamente com o prazo, enquanto que, no segundo caso, estamos nos referindo às tarefas que possuem um alto valor agregado. Essa distinção é o primeiro passo para entender as prioridades da empresa e não deixar aquela tarefa extremamente simples parecer a coisa mais “importante”, como vimos anteriormente.

Não para por aí! A gestão de tempo pode trazer uma série de resultados positivos para a empresa. Confira a seguir!

Diminua os gargalos de produção

Na cadeia produtiva de qualquer negócio, os gargalos de produção são, sem dúvida, o “nó” mais indesejado pelo gestor. São processos ineficientes, que representam uma ameaça para a produtividade e trazem o retrabalho e o desperdício de recursos.

Gerir bem o tempo significa reduzir esses gargalos de produção e garantir uma produtividade mais fluída para o negócio. Vamos conferir esse ponto logo a seguir?

Aumente a produtividade do negócio

Claro que reduzir os gargalos de produção também é sinônimo de aumentar a produtividade. Quando todos sabem exatamente as tarefas que precisam realizar e fazem tudo na ordem esperada, isso significa uma logística mais eficaz dentro da empresa.

Além disso, aumentar a produtividade traz como benefício a otimização dos recursos, o que significa uma melhoraria na empresa do ponto de vista da eficiência, ponto que veremos logo em seguida.

Garanta a eficiência da empresa

Se, de uma hora para outra, dois colaboradores precisam executar uma tarefa que precisava apenas do esforço de um, simplesmente por uma questão de prazo, então significa que a empresa está perdendo em eficiência de uma maneira brusca.

Portanto, o trabalho de gestão do tempo faz com que o gestor garanta mais eficiência no negócio, uma vez que não precisará de empenhar mais recursos do que o necessário para a realização de tarefas diárias e rotineiras.

Priorize as metas relevantes

Durante o planejamento estratégico, as metas e objetivos da empresa precisam ser definidos para que sejam priorizados por toda a equipe. Acontece que, se, de uma hora para outra, uma tarefa banal parece a coisa mais importante do mundo, esses objetivos são deixados de lado momentaneamente, e a empresa emprega esforços em atividades que, em um primeiro momento, eram superficiais.

A gestão de tempo, portanto, é uma forma de continuar com o foco no longo prazo e garantir que todos mantenham as atenções no que realmente importa, que são as diretrizes definidas durante o plano de negócios. Esse é o segredo para garantir uma empresa mais competitiva e resiliente.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então confira 4 práticas que definem uma boa imagem empresarial!