Para preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores, no presente e no futuro, é imprescindível que os empregadores pensem em todos os possíveis riscos ergonômicos no ambiente de trabalho.

Essa questão reflete não apenas no bem-estar dos empregados de uma empresa, mas também está ligada à produtividade. Pessoas que trabalham com maior conforto e segurança voltam para suas casas sem dores, ficam mais satisfeitas com seus trabalhos e, automaticamente, são mais produtivas.

Além disso, cumprir com as normas regulamentadoras de segurança do trabalho resguarda a empresa, mantendo-a em dia com suas obrigações legais. Por isso, neste post, você conhecerá 4 formas de eliminar os riscos ergonômicos aos quais os funcionários de uma empresa podem estar submetidos.

O que são riscos ergonômicos no ambiente de trabalho?

Riscos ergonômicos são fatores dentro do ambiente de trabalho que podem prejudicar a integridade física dos funcionários. Alguns exemplos de riscos aos quais alguns trabalhadores estão expostos são:

  • Esforço repetitivo;

  • Levantamento de peso;

  • Maior esforço físico;

  • Mau posicionamento do corpo;

  • Trabalho noturno;

  • Exposição excessiva ao estresse;

  • Longas jornadas de trabalho;

  • Rígido controle de produtividade.

1. Adeque os assentos

Sentar na postura correta ao trabalhar pode evitar dores na região lombar e danos consequentes a ela. Oferecer assentos adequados é um direito do trabalhador e um dever dos empregadores. Por isso, uma forma de eliminar esses riscos ergonômicos é certificando-se de utilizar cadeiras e assentos de máquinas posicionados adequadamente.

Além disso, conforme a NR12, eles devem ser estofados, anatômicos e ajustáveis, assim, você pode trabalhar em posturas neutras e evitar possíveis dores e danos, principalmente à sua região lombar.

2. Trabalhe em seu ângulo de conforto

Quando você trabalha respeitando sua antropometria — as medidas de seu corpo nenhuma de suas articulações são forçadas. Por isso, observar se você está sentado apoiando totalmente seus pés no chão e a coluna lombar no encosto da cadeira, garante que esteja no que é chamado de ângulo de conforto.

Isso evita o riscos ocupacionais de desenvolver doenças diversas, que podem comprometer várias áreas de sua vida.

3. Utilize dispositivos para levantar e reposicionar objetos pesados

Ao levantar um objeto mais pesado do que sua capacidade física suporta, o trabalhador pode até não sentir de imediato, mas futuramente isso lhe trará sérias complicações músculo esqueléticas. O ideal é sempre utilizar dispositivos para o levantamento e reposicionamento de objetos pesados e, assim, limitar o esforço físico e eliminar os riscos inerente à atividade.

A maioria das empresas dispõem do maquinário específico para essas atividades, pois isso é uma obrigação legal. Mas, alguns funcionários desrespeitam as normas de segurança e forçam seus limites carregando mais peso para eliminar a tarefa. Não faça mais esforço do que seu corpo aguenta! Respeite seus limites e use os equipamentos que a empresa possui.

4. Reduza o peso das cargas

Quando o transporte manual de uma carga for indispensável e não seja possível ser feito com o uso de um dispositivo, certifique-se de que sejam respeitado o limite de 60 Kg ao levantar objetos. Além disso, esse limite pode variar de acordo com idade e sexo, o que é regulamentado pela NR17 e estabelecido pelo artigo 198 de Prevenção da Fadiga, da CLT.

Nem sempre as empresas estão adequadas para as atividades realizadas por seus empregados. Portanto, algumas vezes pode ser preciso implementar mudanças físicas ou adequação de equipamentos para evitar riscos ergonômicos no local de trabalho. No entanto, o funcionário também precisa fazer sua parte e ajustar todos os equipamentos que utilizará durante sua jornada de trabalho.

Queremos saber se você gostou do post e tem feito sua parte para evitar os riscos ergonômicos no ambiente de trabalho? Responda nos comentários!