Como implantar uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho

No Brasil, o número de acidentes ocorridos no trabalho é alarmante. Mais de 700 mil casos são registrados por ano, sendo o setor da construção civil responsável pela maioria dos casos. A legislação é rigorosa ao editar normas reguladoras das condições de trabalho: o que falta, na maioria dos casos, é cumprimento e fiscalização para prevenção de acidentes.

O país ainda está distante de uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho. Você sabe como adotar estratégias que eliminem a ocorrência de imprevistos no seu negócio? Acompanhe nosso post e conheça todas as dicas para erradicar de vez os acidentes no ambiente empresarial e tornar os atos de prevenção uma prática comum!

A ausência de uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho

Atualmente, o que temos em nosso país são regras rígidas e 36 NR’s (Normas Regulamentadoras) criadas desde 1978 para reger a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Elas dispõem sobre os equipamentos obrigatórios para a segurança dos colaboradores e até mesmo sobre as condições de iluminação e temperatura exigidas nas empresas.

Ainda assim, não se vê no Brasil uma verdadeira cultura que pregue e dissemine a segurança como essencial para o desempenho das tarefas dos empregados, sendo que muitas vezes nem mesmo os EPI (Equipamentos de Proteção Individual) são disponibilizados nas organizações.

Quando uma pessoa atua por um longo tempo exposto ao perigo, sem causar qualquer acidente, mentalmente este perigo deixa pouco a pouco de ser um verdadeiro risco, até que o perigo seja completamente ignorado tanto pelo profissional envolvido como também para a empresa. Isso muda quando um acidente acontece. Mas já é tarde.

A frase: “Isso nunca aconteceu” é o maior argumento da falta de cultura de prevenção, pois para que o acidente aconteça, basta uma vez.

A diferença entre a implantação da cultura e simples alertas

É necessária uma mudança radical na ótica do brasileiro no que diz respeito às normas de segurança, estabelecendo real cultura de prevenção de acidentes no trabalho. As atitudes a serem tomadas nas empresas devem ir além dos meros alertas. A proteção deve ser preocupação não apenas dos empresários, mas também dos empregados.

O que se vê na realidade das empresas nos dias de hoje é a emissão de meros alertas de curta duração. Os funcionários são vagamente orientados no início de suas atividades (DDS ou similar) e, apesar de terem disponibilizados os EPI exigidos, costumam não utilizá-los e nem serem fiscalizados ou punidos quando não utilizam, o que conduz a um maior número de acidentes, na prática.

A cultura de prevenção de acidentes no trabalho, assim, é algo mais efetiva e permanente. É resultado da comunicação direta entre o clima, comportamento e o sistema de gestão de segurança do trabalho.

Em uma cultura de prevenção, não pode existir jeitinhos, gambiarras ou by-pass temporário em sistemas de segurança. Tudo deve ser voltado a vida e segurança do operador e dos envolvidos, e a produção é uma consequência deste trabalho, não o inverso.

A empresa, como proprietária do parque fabril e das máquinas lá existentes tem a responsabilidade de prover recursos para adequação e adapatação das máquinas para serem mais seguras, e também atender as legislações vigentes, como a NR12 que determina sistemas de segurança para redução do risco de acidentes

Como abordar a prevenção de acidentes no ambiente corporativo

Os conhecimentos sobre riscos, estratégias e requisitos básicos sobre segurança do trabalho estão atualmente concentrados nas mãos de especialistas, como técnicos, engenheiros e médicos do trabalho.

É essencial, assim, a disseminação dos conceitos sobre segurança do trabalho que envolvem as atividades que estão relacionadas ao seu trabalho, assim deve ser para todos os colaboradores de uma empresa, com o constante incentivo e acompanhamento. A melhoria sempre é constante, pois a tecnologia de processo e segurança passa por mudanças a cada ano, aumentando a eficiência produtiva e reduzindo o risco na operação da máquina.

Para a Empresa: Forneça treinamentos, ensine a função de cada EPI, mostre a importância da prevenção para a saúde do próprio funcionário. E, o mais importante: fiscalize os trabalhadores e coloque-se à disposição no caso de surgirem dúvidas.

Para o Funcionário: Obedeça às orientações da empresa. Utilize os EPIs, sabemos que incomoda e nem sempre é confortável. Não faça improvisos para reduzir etapas. Ande das áreas permitidas e demarcadas. Alerte os seus colegas de trabalho caso eles estejam fazendo algo inseguro tanto para ele quanto para quem está próximo.

“A segurança de cada um depende de todos que estão em volta, inclusive de você.” Douglas Custodio

A prevenção como fator essencial para o aumento da lucratividade das empresas

Criar uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho é essencial para que o nível de produtividade e lucratividade de uma empresa mantenha-se o mesmo (ou aumente), já que os funcionários manterão sua saúde em dia, sendo plenamente capazes de exercer suas funções com satisfação, e não serão afastados por motivo de doença.

É interessante começar a abordagem adequando-se à NR12. Realize o diagnóstico do negócio, criando um checklist e fazendo o trabalho de um auditor, verificando suas máquinas uma a uma. Planeje mudanças e alterações, modificando processos. Por fim, faça o escopo do trabalho e comece a agir!

E então, entendeu como implantar de vez uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho? Não fique com nenhuma dúvida, deixe seu comentário!