Procrastinação: um grande vilão que atormenta grande parte da população. Antes de qualquer outra coisa, que tal compreender melhor o assunto? Procrastinar é, basicamente, sempre deixar alguma atividade para depois, ou seja, adiar constantemente algo de deve ser feito hoje.

Todos os dias temos dezenas (ou até centenas) de tarefas a serem cumpridas, o que é bastante comum. Tirar o lixo, buscar as crianças no colégio, concluir o trabalho da universidade, entregar o relatório solicitado, participar de reuniões, ir ao dentista etc — parece até que não tem fim.

Infelizmente, adiar essas coisas podem trazer uma série de consequências para nossas vidas e, por isso, a procrastinação não pode fazer parte do vocabulário de pessoas bem-sucedidas. Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar nessa missão. Vamos lá!

1. Anote, por prioridade, todas as suas tarefas

Nem sempre conseguimos fazer tudo no mesmo dia, assim, é indispensável saber quais são as prioridades que, de modo nenhum, podem ser adiadas. Por isso, faça uma pequena lista de atividades e as classifique por prioridade, deixe essa lista em um lugar acessível e, sempre que concluir alguma tarefa, risque ela do papel.

Desenvolva esse check list ainda pela manhã, antes da “maratona” começar — isso porque você ainda está de cabeça fria e mais disposto. Essa tarefa pode durar até 15 minutos, mas tenha certeza que, com isso, irá ganhar muitas horas ao longo do dia.

2. Foque, primeiro, nas coisas mais importantes

Após elaborar a lista, se possível, tente concluir primeiro as tarefas mais importantes, deixando as menos importantes para depois, pois, geralmente, também são as mais simples de se realizar. Além disso, concluir as atividades mais importantes vai te dar uma sensação de “dever cumprido” e mais ânimo para buscar realizar as demais.

Peter Drucker, ícone da administração, diz que “não há nada mais inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito”. Deste modo, foque no que é útil: nada de perder tempo com coisas paralelas e sem sentido, isso é apenas distração.

3. Aprenda a delegar atividades

Muitas vezes, as tarefas são deixadas para o próximo dia pelo excesso de atividades. Nesses casos, aprender a delegar (seja em casa ou no trabalho) é a melhor coisa a ser feita. Delegar é transferir tarefas, aquelas que não precisam ser, necessariamente, realizadas por você. Com isso, é possível se aliviar do acúmulo de funções e, claro, focar nas coisas mais importantes.

Aliás, é bom destacar que a falta de foco é um dos principais fatores para a procrastinação: profissionais que não sabem bem o que, como e quando algo deve ser feito, acabam deixando de fazer o que é necessário e, por isso, vivem apagando incêndios.

4. Não deixe as coisas para última hora

Já ouviu falar no jeitinho brasileiro de deixar tudo para última hora? Então, esse é um dos maiores vilões para quem quer ser mais produtivo. Quando algo é deixado para a última hora, geralmente é feito com pouca eficiência e os resultados não são bons — isso quando é feito.

Para não cair nesse erro, tenha uma boa gestão do seu tempo e aprenda a utilizá-lo de modo equilibrado (entre família, amigos, trabalho etc.). Lembre-se que a atividade precisa ser feita, então não adianta deixar para depois, isso não vai resolver nada — pelo contrário.

5. Lembre-se de que feito, bem feito, é melhor que perfeito não feito

Buscar a perfeição é algo bastante complicado, pois dificilmente a encontrará. Nessa busca, centenas de pessoas abandonam importantes projetos e deixam para traz sonhos com grande potencial de sucesso.

Assim, nossa última dica é: não se cobre demais, nem espere a perfeição, dê o seu melhor e faça o que deve ser feito, isso é o mais importante. Não há problemas em deixar algumas coisinhas para o próximo dia, o problema é não fazer coisas importantes e se prejudicar com isso.

E então, pronto para acabar com a procrastinação? Você conhece outras dicas para ajudar com esse problema? Deixe seu comentário em nosso post e contribua para enriquecer ainda mais nosso conteúdo!