Saiba quais são os documentos mínimos para atendimento à NR12 (Atualizado 2019)

Se você tem máquinas e equipamentos que necessitam fazer a adequação para a NR12, e parece sempre estar faltando alguma coisa, este vídeo vai ajudar a você. Vou listar os documentos mínimos que uma fiscalização pede, vou apontar os cuidados na elaboração. Vem comigo

Olá sou Douglas Custodio, mantenho o canal NR12 Sem Segredos.

Acredito que compartilhando informação sobre NR12 e segurança em máquinas teremos um ambiente industrial mais seguro e humano.

Inventário de máquinas Lista atualizada de máquinas

Este documento é uma lista de todas as máquinas contendo por exemplo: Nome, localização, potência ou capacidade, categoria segundo análise de risco.

O objetivo deste documento é ter um panorama geral das máquinas e riscos existentes na fábrica, com ele classificar a prioridade no plano de ação de redução de riscos ou até na fiscalização pelo fiscal do Ministério do Trabalho

Planta baixa Localização com representação esquemática

Esta Representação Esquemática deve conter a posição das máquinas na fábrica, para atendimento NR12 não é necessário que represente a escala precisa.

Você pode incrementar algumas informações como posição dos operadores, fluxo de processo e material ou até mesmo variações ferramentais

Com a Representação Esquemática e Inventário prontos, podemos chegar à cada uma das maquinas mais rapidamente e sem necessidade de conhecer a planta.

Análise de Risco

Este é o item mais importante dentre os que estou falando aqui, pois nele estarão mapeados os riscos existentes na máquina, e com ele dará as ações para redução dos riscos.

A análise de risco é exigida pela NR12 mas não é o documento que te dirá o que está atendendo ou não, esta indicação é dada no Diagnóstico que falarei em seguida.

Para executar a Análise de Risco devemos utilizar Norma Brasileira NBR ISO 12100:2013 que é a norma sobre Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto e Apreciação e redução de riscos

E também a norma internacional ISO/TR 14121-2:2012

É muito importante que o profissional que faça a Análise de Risco elabore segundo estas normas. Para comprar esta norma deixo 2 links na descrição do vídeo. Uma da ABNT e outra da Target.

Este documento deve ter um engenheiro como responsável técnico com registro no Crea, ou seja, uma ART, Anotação de Responsabilidade Técnica

Modelo HRN para Análise de Risco
Análise de Risco

Diagnóstico

Neste documento será apontado todos os pontos que estão atendendo ou não a NR12 e também os itens que não se aplicam. Deverá conter no mínimo o item da NR12 correspondente, uma evidência e o diagnóstico.

A confusão com a Análise de Risco está que a NR12 indica o COMO deve ser uma proteção móvel e fixa, por exemplo, e na Análise de Risco aponta a NECESSIDADE da proteção para redução do risco.

Plano de Ação

Este documento não é exigido pela NR12, mas na minha visão é indispensável para se conseguir executar a adequação da NR12 e redução do risco da máquina.

Este plano apontará ações de origem da Análise de Risco e do Diagnóstico, neste plano deverá conter no mínimo:

O QUE, COMO, QUEM, QUANDO, QUANTO

Manuais de operação e manutenção

Os manuais devem acompanhar as máquinas compradas, e segundo o código do consumidor brasileiro, deverá estar em língua portuguesa.

Você pode pensar: Espera um pouquinho, pensei que fosse a NR12 que exigisse isso…

Você está certo e errado, pois está pedido nos dois lugares

Estes documentos são base para o manuseio da máquina seja pelo operador ou pela equipe de manutenção

Precisa de mais informações para fazer sua adequação?

Separamos um conteúdo exclusivo com modelos prontos e muito mais para usar e aplicar na sua empresa, economizando tempo e garantindo qualidade.