Para avaliação de risco para atendimento a NR12 é importante utilizar um critério mensurável, observando que o risco por si só é subjetivo, ou seja pode ser maior ou menor sempre comparado com outro risco, para sim conseguir ações para reduzir o risco.

Desta forma a categorização do risco utilizando o HRN é uma maneira bastante eficiente, pois os critérios para se chegar a número pode ajudar na classificação de qual risco é maior ou menor. Uma lista crescente de risco é um bom norte para iniciar o trabalho de redução dos riscos maiores.

Se você precisa reduzir o HRN de uma máquina talvez para adequação à NR12, este será útil pra você. Vou apresentar 3 maneiras de reduzir o HRN de uma máquina ou equipamento

Olá Sou Douglas Custodio, mantenho o portal NR12 Sem Segredos porque acredito que compartilhando informação sobre NR12 teremos um ambiente mais seguro e humano.

O que é HRN?

Começamos com o que é HRN e pra que serve na prática, HRN em Inglês é: Hazard Rating Number, ou seja Número da Avaliação do Risco.

HRN é um valor numérico que representa a severidade de um risco considerando algumas suposições definidas, de modo mais simples é conseguir definir um valor para o risco para comparar com outro risco. Por isso é uma ferramenta muito utilizada para avaliação de risco.

Se você quer saber um pouco mais, fiz um vídeo sobre HRN e o link está na descrição.

As 3 maneiras de reduzir o HRN

Vamos para as 3 maneiras de reduzir o HRN

Eliminar o Perigo

A maneira 1: Eliminar o Perigo

Este é o ideal, desta maneira elimina a necessidade do HRN pois sem Perigo não existe o Risco.

Este considero o mais eficiente. Nada melhor que resolver o problema eliminando por completo ele. Um grande “porém” é o muito mais complexo e geralmente mais caro.

E mudar o que se faz a muito tempo gera resistência e desgastes, se o motivador desta mudança for somente segurança, sem impacto redução custos, pode ser difícil aprovar gastar dinheiro para eliminar o perigo, infelizmente.

O perigo pode ser gerado pelo processo produtivo atual, e outras tecnologias sem o perigo hoje obrigará mudar o processo ou produto ou até matéria prima.

Cairá na questão do alto custo das novas tecnologias. Não é mesmo?

Um exemplo bastante comum é o risco em uma empilhadeira de causar incêndio, estou falando daquelas a combustão interna que usam gasolina, diesel ou gás natural. A eliminação deste risco seria a substituição da empilhadeira a combustão por uma empilhadeira elétrica.

Tá certo, sei disso… nem sempre é possível… mas eliminar o perigo é o ideal.

Reduzir o tempo de exposição do perigo

A maneira 2 de reduzir o HRN é: Reduzir o tempo de exposição do perigo

Fazendo isso temos uma redução no índice FE.

O processo ou a máquina, pode depender do operador para executar alguma operação, monitore uma condição, inspecione o produto. Assim a exposição ao perigo para o operador acontece.

Para cada necessidade do processo existem também alternativas para atender a estas demandas.

Inegável que o ser humano, com suas habilidades e capacidades pode substituir máquinas e equipamentos caríssimos. Utilizando seu olho, sentindo com os dedos, acionando com seus músculos, manuseando com seus braços, alertando com sua boca.

Esse é um dos motivos o operador executa tantas funções e assumem riscos para isso.

Para diminuir ou eliminar a exposição ao perigo, é necessário, antes, fazer a substituição destas habilidades e capacidades humanas por mecanismos e eletrônica, popularmente chamamos de Automação.

Mesmo quando o operador tem menor exposição, não vejo que você deva parar por aí, pois para um acidente basta uma vez.

Eliminar ou restringir o acesso ao perigo

Vamos para a terceira maneira: Eliminar ou restringir o acesso ao perigo

Neste caso diminuiremos a probabilidade de ocorrência do Dano. Índice PO ou LO

Quando se fala em redução do HRN, de modo geral este é o que vem na cabeça como a única maneira de redução. Para eliminar ou restringir o acesso ao perigo pode ser usado as proteções mecânicas e proteções eletrônicas. Para estas proteções portas de acesso, proteções fixas, barreiras de luz, sensores, chaves isso para citar algumas…. Elas fazem uma barreira entre o perigo e o operador. A eficiência da restrição ao perigo depende do projeto elaborado das proteções e integração no processo existente, e principalmente do comprometimento do operador em utilizar estas proteções durante a produção.

Deixe seu comentário com outras alternativas e como você conseguiu reduzir o HRN da sua máquina.