Administrar o tempo é crucial para se conseguir concluir todas as tarefas com sucesso, mantendo a qualidade e a segurança. No caso de um supervisor de manutenção, é ainda mais importante garantir que todas as atividades recebam a atenção adequada.

Para que você não perca prazos ou trabalhe mais do que gostaria, confira a seguir como fazer a administração de tempo da forma mais eficiente possível.

O que faz um supervisor de manutenção?

O supervisor de manutenção é o profissional responsável por planejar, acompanhar a execução e gerenciar as atividades técnicas relacionadas à manutenção em geral. Esse profissional acompanha tanto a manutenção preventiva como a corretiva a ser realizada.

Dentre suas funções estão registrar ocorrências em equipamentos e manutenções, alocar equipe, garantir disponibilidade de recursos e atingir objetivos inicialmente planejados para cada manutenção. Também pode ser responsável por instalação de novos equipamentos e orientações preliminares sobre o uso.

Qual a sua importância e seus desafios?

A importância do supervisor de manutenção para a empresa está no fato de ele ser um dos maiores responsáveis por garantir a segurança, eficiência e disponibilidade dos equipamentos. A manutenção preventiva ajuda na durabilidade dos itens e em sua segurança, mas uma manutenção preventiva eficiente diminui o tempo de parada.

Devido ao caráter da sua atuação, o profissional tem como principais desafios:

  • Administrar corretamente a equipe, de acordo com as prioridades;

  • Identificar e planejar as necessidades de manutenção em cada equipamento;

  • Assegurar a garantia técnica de execução da manutenção;

  • Lidar com imprevistos e manutenções de última hora.

Como melhorar a administração de tempo no trabalho?

Para dar conta de tudo e melhorar a sua atuação, é fundamental que o profissional  de manutenção consiga fazer a administração de tempo no trabalho. Para otimizar o uso desse recurso, dicas e técnicas incluem:

Organização de uma lista de tarefas

Para não perder tempo pensando sobre o que fazer, comece o dia elaborando uma lista de tarefas. Em seguida, classifique-as segundo a prioridade e comece realizando as mais urgentes e/ou as mais complexas.

Apesar disso, vale deixar um espaço aberto para possíveis imprevistos, que são bem comuns na realidade da profissão.

E importante, evite a procrastinação

Definição de limites de horários

Para evitar que uma tarefa demore mais do que o necessário, comece a monitorar o quanto você gasta para cada uma delas. A partir desse cálculo, estabeleça horários de início e conclusão para cada missão, considerando suas características.

Essa técnica aumenta a motivação e evita que você comprometa o seu tempo pessoal por ficar tempo a mais no trabalho.

Delegação de tarefas para a equipe

Sendo um supervisor de manutenção, contar com a equipe é fundamental para realizar seu trabalho. Por isso, delegue tarefas para as pessoas certas do grupo, esclareça responsabilidades e, então, passe a focar no controle, administração e planejamento de atividades.

Aproveite os momentos vagos

Assim como acontecem imprevistos, é comum que uma manutenção demore menos tempo do que o planejado. Para fazer uma melhor administração de tempo, o ideal é aproveitar todos os momentos vagos.

Se a agenda ficou livre em algum momento, aproveite para adiantar tarefas, dar prosseguimento ao controle da equipe ou fazer novos planejamentos. Quanto mais você adiantar os afazeres nesses momentos, melhor será a administração desse recurso.

Com essas dicas, você conseguirá realizar seu trabalho de maneira melhor e mais eficiente, garantindo bons níveis de produtividade e qualidade.

Não perca nenhuma novidade sobre administração de tempo e outros assuntos! Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações.